Publicidade

Controle Contabilidade

;

SUPER SHOW GOMES

terça-feira, 26 de abril de 2011

Secretário Estadual de Saúde Domício Arruda

Domício Arruda afirma que Hospital Maria Alice não fará mais atendimentos ambulatoriais

 O secretário estadual de Saúde, Domício Arruda, garantiu em entrevista ao programa Pensando Bem (TV Câmara de Natal), na noite desta segunda-feira (25), que o Hospital Infantil Maria Alice Fernandes não terá mais atendimento de urgência e emergência ambulatorial. “O Maria Alice Fernandes é referência em pediatria no Rio Grande do Norte e tem funcionado com um padrão de excelência, no entanto, foi acometido por um grande mal que cerca os hospitais regionais e se transformou num grande ambulatório”, explicou o secretário.

Domicío Arruda ressaltou que o atendimento ambulatorial deve ser realizado nas unidades básicas de Saúde, mas estava sendo feito no Hospital Maria Alice, provocando aumento de demanda e, com isso, evasão dos médicos. “Nossos médicos, no Maria Alice, não estavam conseguindo suprir essa demanda e, por isso, cinco deles pediram demissão, o que acabou inviabilizando a nossa escala de plantão. Nos últimos meses, cerca de 240 crianças eram atendidas por dia no hospital e 90% dos casos eram ambulatoriais”, enfatizou o titular da Sesap.
 Em outro ponto da entrevista, Domício Arruda garantiu que o Hospital Maria Alice Fernandes não encerrou suas atividades, pois existe um médico de plantão para receber pacientes em casos de internação. “Quando as crianças são atendidas na Unidade de Pronto Atendimento e encaminhadas para o Maria Alice, existe um médico para avaliar e efetuar a internação do paciente. O Hospital está funcionando normalmente com atendimento de urgência e emergência referencial. Os nossos hospitais no futuro serão assim: o paciente é primeiro atendido na rede básica de saúde e depois segue para uma de nossas unidades hospitalares”.
 Além disso, o secretário de Saúde afirmou que para desafogar os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde, o Ministério da Saúde propõe a construção de mais 500 UPAS e o Rio Grande do Norte espera receber 10 destas unidades. Arruda também informou que está em andamento a construção de duas UPAs no Estado, uma no bairro da Cidade da Esperança, em Natal, e outra na cidade de Parnamirim, e ainda existem projetos para edificação de uma UPA nas cidades de Macaíba e São Gonçalo do Amarante.
 RN sem dengue 4, diz secretário


Além de falar sobre o Hospital Maria Alice Fernandes, Domício Arruda discorreu no programa Pensando Bem sobre a questão da dengue no Estado e as ações da Sesap no combate à doença. “A dengue transformou-se numa doença endêmica e a cada dois anos aumenta o número de casos. O papel do Estado é coordenar as ações dos municípios e fornecer os insumos, pois são eles que contratam os agentes de endemias e fazem a coleta das larvas. E recentemente a Sesap assumiu a função de circular com o carro fumacê. A situação está sob controle e não acreditamos que a dengue tipo 4  irá atingir o Estado, pois isso poderia agravar ainda mais o quadro da doença”. 

O secretário estadual de Saúde ainda defendeu a contratação da empresa ITCI pela Prefeitura de Natal, para ajudar a combater a dengue na cidade. “Do ponto de vista médico, foi a melhor solução encontrada pela Prefeitura de Natal. É uma empresa que já sabe agir em situação de epidemias de dengue, já que atuou na cidade do Rio de Janeiro, onde obteve resultados positivos, quando a cidade passou um surto do mosquito”.
 O programa Pensando Bem é apresentado pelo jornalista Marcos Alexandre e vai ao ar todas as segundas-feiras, às 21 horas, pela TV Câmara (canal 37 do Cabo Telecom), sendo reprisado todos os sábados, às 13 horas. Na entrevista desta segunda com o secretário Domício Arruda, o programa contou ainda com a participação do jornalista Túlio Duarte.
Crédito Fotos: Elpídio Júnior

Fotos do Programa Pensando Bem. 25.04.11
Assessoria de Imprensa
Marcos Alexandre - (84) 9612-7500

Nenhum comentário:

Postar um comentário