Publicidade

Controle Contabilidade

;

SUPER SHOW GOMES

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Deputada Fátima Bezerra

 A deputada federal Fátima Bezerra recebeu na tarde desta quarta-feira, 05, a Medalha Nilo Peçanha. A honraria, oferecida pelo Ministério da Educação (MEC), é “em função dos relevantes serviços prestados à educação profissional e tecnológica em nosso país, especialmente no que tange ao Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica”. 

A solenidade aconteceu no Gabinete da Reitoria do campus central do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN). A parlamentar recebeu a medalha das mãos do reitor do Instituto, Belchior de Oliveira Rocha. Também foi homenageado o industrial e ex-diretor da instituição Luiz Carlos Abbott Galvão (in memoriam), que foi representado no evento por D. Dinah Galvão, viúva do ex-diretor.

Durante a entrega da medalha Nilo Peçanha o reitor Belchior de Oliveira destacou a importância do reconhecimento do MEC a pessoas que prestaram relevantes serviços à Educação no Brasil. Além de Fátima e de Luiz Carlos Abbott Galvão, o RN teve mais dois homenageados: o Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional do IFRN, Francisco das Chagas de Mariz Fernandes, e o Diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica da SETEC, Getúlio Marques Ferreira. Ambos estiveram presentes à solenidade desta quarta-feira.
 Ao receber a medalha Fátima agradeceu o reconhecimento. “Recebo esta medalha com muito orgulho e honra, porém com muita humildade. Sinto-me honrada por está sendo homenageada pelo MEC e estar ao lado de pessoas importantes que deram as suas contribuições a nossa Educação”, disse.

A parlamentar aproveitou a solenidade para reiterar a parceria com os IFRNs e o Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, “quero aqui reafirmar o meu compromisso neste próximo mandato de dar continuidade a luta de trazer mais ‘IFs’ para o nosso estado, uma vez que o MEC está desenvolvendo a Fase 3 do plano de expansão e espero, através de nosso mandato em parceria com o IFRN e o MEC, agraciar o RN com novas unidades”, destacou. Fátima também divulgou a destinação de R$ 20 milhões de emenda parlamentar para o Instituto.

A cerimônia contou com a presença de diretores e servidores do IFRN, além dos prefeitos de Parnamirim, Maurício Marques, São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, e de Parelhas, Francisco Medeiros.




 Medalha Nilo Peçanha

Destinada a dirigentes e entidades que contribuíram para o desenvolvimento da educação profissional e tecnológica brasileira, a medalha Nilo Peçanha honra políticos, professores, reitores, ex-reitores, diretores de escolas e filósofos.

Nilo Peçanha (1867-1924) foi o presidente da República de julho de 1909 a novembro de 1910. Ele criou 19 escolas de aprendizes e artífices, que originaram a educação profissional no Brasil. De 1909 a 2002, foram criadas 140 unidades federais de ensino técnico-profissionalizante. Hoje, são 342, que oferecem, de forma gratuita, cursos de formação técnica e tecnológica em todos os estados e no Distrito Federal.
 Assessoria João Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário