Publicidade

Controle Contabilidade

;

SUPER SHOW GOMES

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Caern


ABASTECIMENTO
Caern aumenta volume de água
distribuído no município de Nova Cruz 
Flamínio Oliveira – ACS Caern 
O investimento em melhoria do abastecimento de água da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) em Nova Cruz gerou resultados satisfatórios. Algumas partes mais altas da cidade vinham apresentando problemas de desabastecimento e a Companhia providenciou uma série de medidas que garantiram o aumento de 40 mil litros por hora, proporcionando incremento no abastecimento de água  para os bairros Frei Damião, Cidade do Sol e São Sebastião. 
Para executar os benefícios, a Caern investiu com recursos próprios R$ 800 mil e está fornecendo 230 mil litros de água por hora para a cidade, atendendo a uma média de 40 mil pessoas na  sede e na zona rural do município, onde existem mais de dez mil ligações cadastradas. A Companhia iniciou também a instalação de mais 1.500 hidrômetros, ação que vai socializar a distribuição de água, contribuindo para evitar transtornos para os moradores das partes mais altas da cidade. 
Entre as ações já implementadas, a Caern investiu no Sistema Adutor Pedro Velho/Montanhas/Nova Cruz, com a ativação da Estação Elevatória Intermediária, localizada no trecho compreendido entre as cidades de Pedro Velho e a Estação Elevatória III. A medida permitiu aumento na produção de água. Foi desenvolvido também  um trabalho para reduzir a pressão na adutora   consequentemente os vazamentos, evitando paralisações para consertos. Essas ações, e outras medidas, segundo o gerente de Desenvolvimento Operacional e de Controle de Perdas, Isaías Costa Filho, aumentaram a oferta de água para Nova Cruz em 40 mil litros por hora. 
Segundo o gerente, a Caern iniciou a instalação de 1.500 hidrômetros, na cidade e na zona rural e desenvolveu um trabalho de conscientização junto à população, quanto à necessidade do  uso da água de forma racional, evitando o  desperdício. Foi feito 320 metros de extensão de rede de água, de 150 milímetros de diâmetro, para melhorar a distribuição em várias ruas do bairro Frei Damião e executados melhoramentos no sistema distribuidor para atender o bairro Cidade do Sol, aumentando a oferta de água  para as ruas Marechal Dutra, Mário Pinot e Juvemar Silveira Borges. 
A Caern também realizou serviços de infraestrutura, substituindo antigos registros de manobra na rede de distribuição, nas ruas Georgino Avelino e Frei Serafim de Catânia,  bairros  Planalto e Catolé, Loteamento Portal Agreste  e nos sítios Lagoa Limpa, Lagoa dos Currais e  Lagoa Seca. 
Foi substituído por um  novo, o equipamento  responsável pelo abastecimento de água dos bairros de Santa Luzia, Loteamento Portal do Agreste, Sítios Lagoa Limpa, Lagoa dos Currais e Lagoa Seca. A Caern também intensificou as ações nos consertos de vazamentos na rede de distribuição e ramais prediais e fez manutenção no conjunto moto-bomba responsável pelo bombeamento de água do Reservatório Apoiado para o Reservatório Elevado da cidade. A Companhia iniciou também a instalação dos Macro-medidores na Adutora Pedro Velho/ Montanhas/Nova Cruz, que proporciona condições para melhoria do controle operacional do sistema. 
Através da gerência de Projetos da Caern, foram iniciados os Estudos Hidrogeológicos da Bacia do Rio Piquirí, que contará com levantamento de dados atualizados sobre a capacidade do manancial para ampliar o atual sistema adutor. O objetivo será resolver definitivamente os problemas de desabastecimento e atender as demandas para as  cidade de Nova Cruz, Pedro Velho e Montanhas. 
Assessoria de Comunicação Social – ACS

Nenhum comentário:

Postar um comentário