Publicidade

Controle Contabilidade

;

SUPER SHOW GOMES

sábado, 13 de novembro de 2010

Câmara de Vereadores de Nova Cruz/RN

A Câmara de Vereadores de Nova Cruz, Realizou Audiencia Publica nesta quinta feira: em pauta a falta de agua no municipio de Nova Cruz/rn.


AGRESTE
Caern anuncia plano emergencial
para abastecimento de Nova Cruz 
José Flamínio de Oliveira – ACS Caern
 A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) vai desenvolver ações emergenciais, para melhorar o abastecimento de água em Nova Cruz. O plano foi anunciado pelo diretor-presidente da empresa, Sérgio Pinheiro, durante audiência pública realizada na noite dessa quinta-feira (11), na Câmara Municipal. Entre as medidas anunciada pela Caern, para execução imediata, está a adoção de um sistema de rodízio nas comunidades rurais, que passarão a ter o fornecimento de água a cada 48 horas, medida que libera mais 60 mil litros de água por hora para a sede do município, sem prejuízo para as localidades atendidas ao longo da adutora.


Também será substituída a rede de distribuição que abastece os bairros de Frei Damião e Alto das Flores, responsável pelos problemas de desabastecimento em grande parte da cidade, em decorrência dos vazamentos, comuns nas tubulações com mais de 30 anos de utilização. A fiscalização intensiva na rede de distribuição, desativando ligações clandestinas e proporcionando condições para consertos de vazamentos de maneira mais eficiente, também será posta em prática imediatamente pela Caern, garantiu Sérgio Pinheiro, durante a audiência.
A Caern também se comprometeu com a população de Nova Cruz, em concluir a extensão de rede no bairro Frei Damião e executar a interligação da tubulação que abastece o conjunto Cidade do Sol. “Todas as medidas adotadas são para amenizar o problema da falta de água, mas a solução definitiva para o problema no abastecimento da cidade será a implantação de uma nova adutora”, destacou Sérgio Pinheiro. Ele lembrou que o atual sistema de captação, inaugurado em 1976, quando Nova Cruz tinha uma população de apenas 13 mil habitantes, não tem mais condições de abastecer toda a cidade, hoje com 10 mil ligações prediais e mais de 35 mil habitantes, conforme o último recenseamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Para avaliar novas alternativas para resolver em definitivo o abastecimento de Nova Cruz, a Caern vai iniciar estudos hidrogeológicos da Bacia do Rio Piquiri, em Canguaretama, buscando dados confiáveis e atualizados sobre a capacidade do manancial, e melhorando a oferta de água não só para Nova Cruz, mas também para Pedro Velho e Montanhas.
Durante a audiência pública, o gerente de Desenvolvimento Operacional da Caern, Isaías Costa Filho, fez um apelo à população, para que economize a água, evitando desperdícios e contribuindo para levar água para aquelas pessoas que habitam as partes mais altas da cidade. Segundo ele, outra medida anunciada para melhorar de imediato o fornecimento de água para Nova Cruz será a instalação de mais dois mil hidrômetros até o final de dezembro, ação que vai evitar o desperdício e socializar a oferta da água, notadamente para os habitantes das partes mais altas da cidade.
Presentes à reunião estavam os vereadores  Fernando Bezerra, que propôs a audiência, e todos os outros vereadores, além de diversos representantes da sociedade organizada do município. Pela Caern, o diretor técnico, Clóvis Veloso Freire e os gerentes Tadeu Olimpio Guedes (Regional Litoral Sul), Josildo Lourenço (Projetos), Isaías Costa Filho (Desenvolvimento Operacional),  Dídimo Oliveira   (chefe da Unidade de Serviços de Operação e manutenção/RLS), José Willians Teixeira (chefe da Unidade de Receita de Nova Cruz) e  João Borges da Silva (chefe do  Escritório).

Nenhum comentário:

Postar um comentário