Publicidade

Controle Contabilidade

;

SUPER SHOW GOMES

terça-feira, 14 de julho de 2009

Política no Brasil - Alianças Nacionais

Alianças para a eleição presidencial nem sempre são repetidas no pleito estadual

Assinada pela competente jornalista Guia Dantas, reportagem da Tribuna do Norte deste domingo(12) avalia a influência que a eleição para presidente da República poderá exercer nas alianças para o Governo do Estado em 2010.
Os depoimentos dos líderes partidários revelam que o quadro ainda é de total indefinição.
Eles também são unânimes em afirmar que o ideal seria que as alianças nacionais fossem repetidas no pleito estadual. Mas enfatizam que isso nem sempre acontece, pelas peculiaridades da política local.
DEM - O senador José Agripino, presidente estadual do Democratas, considera pouco provável que o DEM e o PSDB – que são aliados nacionalmente – não estejam no mesmo palanque no RN em 2010.
Agripino diz, no entanto, que essa não é uma determinação partidária.
O líder do DEM ressalta que não há nenhuma definição quanto ao palanque em que o Democratas estará em 2010 no Estado.
Ele lembra que em 2006 DEM e PSDB estiveram em palanques distintos, embora acredite que a tendência é os dois partidos caminharem juntos na eleição estadual do próximo ano. “É desejável, mas não significa nenhuma determinação”, observou Agripino.
PMDB - Ouvido pela reportagem, o senador Garibaldi Filho também seguiu a mesma linha de Agripino. Segundo o senador, o PMDB ainda está indefinido em relação ao palanque em que o partido estará em 2010.
Garibaldi frisa que o PMDB pode se aliar ao PSB da governadora Wilma de Faria, mas pode também fazer aliança com o DEM. Há setores peemedebistas que também defendem que o partido dê apoio à pré-candidatura do deputado Robinson Faria ao Governo do Estado.
“A situação ainda está bastante indefinida. O PMDB ainda não tomou uma decisão, apenas assumiu o compromisso de ouvir as bases”, afirmou Garibaldi.
Tudo pode acontecer - A verdade é que tanto nacionalmente como no Rio Grande do Norte não há uma definição ainda no que se refere às alianças para as eleições de 2010.
Para presidente da República não há nem definição quantos aos nomes que disputarão a sucessão de Lula da Silva. Dilma Rousseff será a candidata do PT? José Serra ou Aécio Neves, quem será o candidato do PSDB? O PMDB manterá a aliança com o PT ou apoiará o candidato tucano?
O jogo político para 2010 está totalmente indefinido e tudo pode acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário